4 de fev. de 2011

O "ANTES E DEPOIS" NA ARQUITETURA

A capacidade de transformação que o ser humano exerce sobre seu ambiente e até sobre ele mesmo é impressionante. Na arquitetura, quando criatividade e conhecimento se unem para fazer com que qualquer lugar parta do feio para o belo, do inútil para o funcional e até do insignificante para o que marca, chega a ser fascinante.
Vou expor aqui alguns de meus projetos que mostram como a arquitetura aliada à vontade do próprio cliente pode tornar qualquer meio mais vivível e atraente através de soluções muito simples. 

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA, MARINGÁ - PR

Capela Nossa Senhora Aparecida (fachada) - Neste projeto o cliente precisava de mais dois ambientes que foram situados em um novo pavimento e queria renovar a aparência da Capela sem perder a identidade, deixando-a com ar acolhedor.



Capela Nossa Senhora Aparecida (interior) - na parte interna a intenção era dar um ar mais sofisticado e aconchegante ao mesmo tempo. Se propoôs então uma paginação de piso diferenciada que conduz ao altar com granito (material nobre e clássico), uma mudança no formato do gesso intencionando alongar visualmente a igreja e novas persianas nas janelas permitindo conforto visual e vestindo a capela com modernidade. Por outro lado foram mantidos os bancos de  madeira originais para conservar o aspecto familiar e aconchegante da madeira.  


Capela Nossa Senhora Aparecida (altar) - No altar foi excluído o ambiente do lado esquerdo gerando mais espaço e dando lugar ao santuário de Nossa Senhora Aparecida que é revestido em mármore, com iluminação direta destacando sua importância. Piso e gesso seguem a mesma forma semi-circular projetando o altar para toda o ambiente de forma a chamar a atenção dos fiéis, para isso também foi usada pedra palito como revestimento, com iluminação direcionada destacando sua textura que associada à cruz de madeira, resultam em um estilo rústico e sofisticado ao mesmo tempo.



Capela Nossa Senhora Aparecida (entrada) - nas entradas frontal e lateral, as portas de ferro e vidro foram trocadas por portas de madeira mais imponentes e que criam um certo padrão com os bancos e a cruz do altar. As duas últimas janelas  (uma do lado esquerdo e outra do lado direito) foram substituídas por vitrais coloridos trazendo para dentro da Capela a mesma identidade que foi proposta em sua fachada.


SALÃO DE BELEZA, AV. CARLOS BORGES, MARINGÁ-PR

Salão da Adélia (fundos) - Nesta reforma o cliente precisava melhorar a aparência da parte de trás de seu estabelecimento que é também utiliada como estacionamento por suas clientes. Além disso era necessária uma ampliação para um sala de química. Foi proposto primeiramente a pavimentação total em paver (material permeável e ecologicamente correto) e a pintura da alvenaria na cor camurça que associada ao fechamento das janelas por blindez protegem toda a construção contra a ação de intempéries. O relevo da moldura na cor café associado a um novo volume vertical revestido de porcelanato que imita madeira geram uma volumetria mais harmoniosa. Buscando dar um ar tradicional pedido pelo cliente, a sala de química e ampliação da sala da noiva foram deixados com o tijolo à vista e cobertos com telha cerâmica que associadas à cobertura de platibanda branca que protege o acesso do sol e da chuva, criam uma interrelação bastante interessante de estilos e materiais.  

Salão da Adélia (sala da noiva) - Um antigo espaço utilizado que estava obsoleto deu lugar a uma sala para noivas com tuso que tem direito. A penteadeira com iluminação estilo "camarim de estrelas" forma com o armário para pendurar o vestido e as prateleiras sobre o frigobar, um jogo de linhas diferenciado. Um grande espelho permite a visão completa do look da noiva além de dar uma sensação de ampliação à sala. A pedra são tomé amarelada esquenta o ambiente enquanto o piso em porcelanato liso bege claro permitem a aparência de leveza e limpeza.  

Salão da Adélia (sala da noiva) - por este outro ângulo percebemos a ampliação deste espaço que deu lugar a um toilet e uma hidro revestida em madeira rústica que traz nobreza ao ambiente. A parede foi preenchida com um painel expondo uma produção de noiva do próprio salão valorizando assim seus serviços, além de espelhos com três recortes horizontais, mais uma vez proporcionando amplitude. O conforto vem por meio de duas chaz em tecido claro para não pesar, e ainda na iluminação natural proporcionada pela janela de canto sobre a hidro e a iluminação embutida no forro rebaixado que traz sofisticação.
RESIDÊNCIA - MARCUS ASSIS, MARINGÁ-PR

Residência de Marcus Assis (churrasqueira) - o principal pedido do cliente era um projeto de baixo custo sem obras drásticas e acurto prazo. Foi proposto então para a churrasqueira uma disposição tradicional de balcão em frente à churrasqueira revestidos com pastilhas bege que associada à cor verde na alvenaria porporcionam tranquilidade a este espaço de lazer. Os bancos altos na cor branca quebram o rústico da madeira presente na marcenaria e do piso em porcelanato cinza que substituiu a ardósia.  


Residência de Marcus Assis (área da piscina) - nesta área praticamente tudo foi conservado original, sendo apenas renovada a vegetação. O muro recebeu pintura na cor verde claro e recebeu cinco volumes quadrados de 1mX1m com o mesmo revestimento da piscnina para não gerar nenhum tipo de poluição visual por excesso de texturas. Cada volume destes recebeu uma arandela que produz com sua iluminação um aspecto diferenciado e moderno. São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.


PIZZARIA LA PICCOLA, AV. CERRO AZUL, MARINGÁ-PR

Pizzaria La Piccola (fachada) - Neste projeto o cliente não queria dipor de muitos gastos mas precisava chamar mais a atenção dos clientes através da fachada. Seguindo o padrão já existente no interior do estabelecimento, a rusticidade foi o ponto alto de todo o projeto. Para tirar a aparência chapada e gerar uma volumetria mais interessante e atraente, foram feitos pilares revestidos em tijolo claro, avançando aproximadamente 10cm para a calçada, além de um painel de madeira que "pula" da fachada com o letreiro em caixa alta. O grafiato existente foi mantido, rebendo porém uma pintura castanho avermelhada que esquenta o visual e associada à vegetação da entrada tornam o local chamativo e aconchegante. As arandelas em estilo colonial se unem às toras de eucalipto tratado chumbadas na alvenaria para dar um charme todo especial. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário