7 de fev. de 2011

FACHADAS RESIDENCIAIS: TRADUZINDO “PERSONALIDADE”

Quando pensamos em construir uma casa logo nos vem à mente que aparência deve ter a fachada. Isso acontece porque assim como no comércio, a fachada do lugar que moramos funciona como um cartão de visitas que gera primeiras impressões e dá a outras pessoas alguma idéia da nossa personalidade e estilo de vida. Desta forma devemos dar bastante importância a esta fase do projeto. Quando um cliente não se identifica totalmente com a fachada que lhe foi apresentada, provavelmente vai se tornar um morador insatisfeito no futuro. O arquiteto deve aliar sua experiência e conhecimento sobre volumetria, materiais, conforto e outros detalhes, aos sonhos e desejos de seu cliente. Surge assim uma relação harmoniosa e fluente que com certeza resultará na satisfação tanto do profissional quanto (e principalmente) de quem o contratou.  
Residência Marcus (Maringá) – Neste projeto o cliente esperava por algo diferenciado e tradicional ao mesmo tempo.  Foi proposta então uma fachada com duas águas principais sendo separadas por um volume maciço em pedra palito. Para proteção de quem chega, a cobertura segue o mesmo alinhamento do telhado direito enquanto a janela em blindex segue o alinhamento do telhado esquerdo. O guarda corpo em metalão branco unido à textura frisada camurça claro e ao branco dão ao conjunto uma aparência leve e agradável.



Residência Fátima (Alphaville) – A solicitação principal da cliente neste caso foi imponência e modernidade. Fã de tons ônix e figuras ascendentes ela pediu uma fachada que chamasse atenção em meio a outras residências. As linhas ascendentes foram inseridas nos tijolos de vidro que aliados aos vidros fumês levam iluminação natural para o interior da casa. As platibandas e o volume central frisado na cor branca se destacam em meio à pintura acinzentada impondo a volumetria e a altura da edificação. Os detalhes verticais revestidos em porcelanato Ecowood chumbo (de fácil manutenção) se harmonizam com os brises e estrutura da garagem em metalão na cor ônix, finalizando assim todas as vontades de seus moradores. 
 


Residência Victor (Maringá) – Para este projeto buscou-se a simplicidade com graça. Sendo um sobrado a ser construído em meio terreno, ou seja, com uma frente de 6 metros, era preciso tomar cuidado para não cair na mediocridade ou no exagero. Uma volumetria simples foi enriquecida com uso de brises e materiais como o tijolo à vista e a madeira.


37 comentários:

  1. Olá Sophia, estou projetando um sobrado com frente de 6 metros e entendo como é complicado achar uma volumetria adequada que se ajuste à uma fachada moderna e original.
    Os brises ficaram muito interessantes, parabéns!
    Att,
    Aline Piazzalunga Roks

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Parabéns.
    Sou estudante de Arquitetura e faço projetos em 3D.
    Confere depois: mariana.scarpinatte.blogspot.com

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá gostei muito desse projeto sera que Você poderia me mandar a planta baixa.

    ResponderExcluir
  4. olá, como li na maioria dos post´s eu tbm adorei a casa de 6 mts de frente, se puder me passar a planta eu agradeço!!! bjs!

    ResponderExcluir
  5. pode me mandar a planta do sobra de 6 mts, se puder eu agradeço

    ResponderExcluir
  6. Oi Sophia. Estou te seguindo ok!? sempre que puder poste coisas para nos ajudar, somos uma legião de blogueiras loucas se descabelando em busca de ajuda na construção de nossas casas rsrs Minha casa apesar de bem mais simples é semelhante à do Marcos, de Maringá. Tem o clássico porém o diferencial ficou por conta da lage sem cobertura que vem recebendo muitas críticas, mas eu nem ligo. BJ adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sofhia, gostei muito dos seus projetos, fachadas modernas residenciais.
    Gostaria de saber se você tem alguns projetos de fachadas modernas para escritório de contabilidade e advogacia. Grato.

    ResponderExcluir
  8. Olá, estudo arquitetura e também estou projetando em um terreno com 6m de frente... Você pode nos disponibilizar a planta baixa? Lindo projeto!Parabéns! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ola Sofhia, tudo bem, sou de arapongas, parabéns pelos projetos apresentados, me interessei no projeto que você fez para o Victor, seria possível disponibilizar ele ou me fornecer um orçamento não sei se seria possível pela distancia.? Qtos metros m2 e o projeto?

    ResponderExcluir
  10. Olá Sophia! Será que você poderia disponibilizar a planta baixa desse lindo sobrado de 6 m de frente? Desde já, agradeço. Meu e-mail é vivianecrisoli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Belo projeto, Muito interessante, a volumetria aplicada no layout da fachada, onde a impressao que se tem, é de uma casa ampla, que comtepla toda a possibiliadade estetica que um pequeno terreno pode oferecer. gostaria que voce mandasse a planta baixa por email.Meu email; ed.designer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS!GOSTEI MUITO,PODERIA ME ENVIAR A PLANTA BAIXA?
    MUITO LINDA.
    meggarepresentacoes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Sophia! Apaixonei com esse sobrado de 6m de frente! Será que você poderia disponibilizar a planta baixa? Tenho um lote nestas condições e estou querendo construir nele. Desde já, agradeço. Meu e-mail é daniel.orcine@gmail.com.

    ResponderExcluir
  14. Muito bonita a casa com 6 metros de frente. Não consegui ver nas postagens se consegue enviar uma planta baixa, se for possível gostaria de receber. Desde já agradeço e parabenizo o trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite , gostei do seu projeto , poderia me enviar a planta baixa , jairpgregorio@hotmail.com obrigado .

    ResponderExcluir
  16. Olá Sophia, parabéns pelo trabalho, eu também queria a planta do sobrado, será q vc pode me enviar?? Desde já agradeço jisalavras@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, gostei muito do projeto parabéns! Você pode me mandar a planta baixa? Agradeço. rochaprates@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. parabems sophia por esses projetos de sobrados de 6 metros de larguras coloq mais desses projetos a gente que trabalha com o projeto minha casa minha vida precisa ter inovação a cada instante

    ResponderExcluir
  19. Adorei este projeto.Ficou lindo. Tenho um terreno com essa metragem.Gostaria se possivel receber a planta baixa.Agradeço
    keylamariacz@h0tmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde! Muito lindos os projetos, parabéns!
    Seria possível me enviar por e-mail a planta do sobrado de 6 metros, por favor?
    Segue meu e-mail: keylla_hasani@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá poderia me mandar o projeto e a planta do Residência Victor (Maringá) muito Show. att
    jcesarferraz@gmail.com
    jssicanoga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Sophie,
    Gostei muito do projeto do Sobrado com 6 m de frente, poderia enviar o projeto e entrar em contato para falarmos dele?
    alexandremalcher@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Sophie, boa noite!!!
    Gostei muito da fachada do seu sobrado e futuramente sonho em fazer um e queria saber se é possível compartilhar da sua idéia. stevie.medeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. olá gostei do seu projeto, gostaria que mandasse o projeto interno.... obrigada .... aguardo resposta....

    ResponderExcluir
  25. olá gostei do seu projeto, gostaria que mandasse o projeto interno.... obrigada .... aguardo resposta....

    ResponderExcluir
  26. Olá! Amei esse sobrado co brises e material estilo Madeira. Por gentileza poderia mandar a planta? idequianimonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá! Amei esse sobrado co brises e material estilo Madeira. Por gentileza poderia mandar a planta? idequianimonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Ola adorei esta casa de 6 metros de frente
    Parabens
    Voce poderia me enviar a planta baixa ?

    ResponderExcluir
  29. Ola adorei esta casa de 6 metros de frente
    Parabens
    Voce poderia me enviar a planta baixa ?

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo esse sobrado de 6m, poderia me enviar a planta baixa?
    gabysntsgaby@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Muito lindo esse sobrado de 6m, poderia me enviar a planta baixa?
    gabysntsgaby@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá adiorei o projeto VC É ótima gostaria se possível enviara planta paixão. Pois estou p construir um pequeno sobrado não tenho muito dinheiro e o térreo. Não é grande este seu projeto. Daria super certo para mim. Adorei VC poderia me enviar a planta baixa no meu email marryrezende@yahoo.br des de já agradeço tenho urgência pois moro em uma casa cedida e tenho q entregar até fnl de abril

    ResponderExcluir
  33. Ola, parabéns pelo projeto ta !poderia me enviar a planta baixa também por favor!
    mrodriguessilva9716@gmail.com

    obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  35. Olá Sophia tudo bem? Meu nome é jeferson, tenho interesse no seu projeto de um sobrado de meio lote parecido com o do Victor de Maringá. Porém meu terreno tem 5x25, sendo assim preciso saber se é possível redimensionar esse projeto nessas medidas... Vc pode me fornecer a planta baixa para que eu possa estudar as medidas e os espaços de cada cômodo... Me responda hoje se possível... Jefersoncbs@hotmail.com Boa tarde. Fica com Deus...

    ResponderExcluir

  36. Olá Sophia tudo bem? Meu nome é jeferson, tenho interesse no seu projeto de um sobrado de meio lote parecido com o do Victor de Maringá. Porém meu terreno tem 5x25, sendo assim preciso saber se é possível redimensionar esse projeto nessas medidas... Vc pode me fornecer a planta baixa para que eu possa estudar as medidas e os espaços de cada cômodo... Me responda hoje se possível... Jefersoncbs@hotmail.com Boa tarde. Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  37. Muito lindoo projeto ai do sobrado de 6 m de frente, gostaria de ver o projeto se possivel. galisa.souza@hotmail.com

    ResponderExcluir