11 de fev. de 2011

AS FORMAS E AS CORES: QUE EFEITOS ELAS EXERCEM SOBRE NÓS?

“Um edifício não seria mais do que uma máquina apta a produzir certas reações humanas predeterminadas”, afirma Bruno Zevi em seu livro Saber ver a Arquitetura. Um espaço muito grande, por exemplo, pode fazer com a pessoa se sinta perdida na expansão, enquanto um espaço pequeno gera o sentimento de restrição, ou seja, deve se buscar um espaço ótimo, suficiente para não causar sensações desagradáveis e que deve ser definido por sua função e objetivo.
As linhas e formas, tão importantes no processo de criação do arquiteto, também ganham sentidos e geram sensações:
  • Linhas horizontais: sentido de racional, intelectual


Centro Educativo Burle Marx


  • Linhas verticais: simbolizam o infinito, o êxtase e a emoção, representando a alegria. 


Torre Burj Dubai - Emirados Árabes


  • Linhas retas: representam decisão, rigidez.
  • Linhas curvas: são definidas pela hesitação e flexibilidade.
  • Forma helicoidal: sensação de desprendimento, libertação. 


Museu do Vaticano - Roma


  • Cubo: integridade, certeza definitiva e segura.


Centro Social - Mies van der Rohe - Croácia


  • Círculo: significa equilíbrio e controle


Museu Guggenheim - Frank Lloyd Wright - Nova York




  • Esfera: traduz a perfeição.
Geode -  Parque de la Villette - Paris - Adrien Fainsilber




As cores estão ligadas a sabores, sensações e sentimentos e devem ser empregadas segundo critérios básicos de classificação:
  • Cores quentes (vermelho, amarelo, laranja e suas variações): são psicologicamente dinâmicas e estimulantes, dando a sensação de vitalidade, excitação e movimento. Sugerem a diminuição do ambiente.
  • Cores frias (azul, verde, cinza e suas variações): são psicologicamente calmantes, suaves e estáticas, dando a sensação de frescor, descanso e paz. Sugerem profundidade ao ambiente, parecendo se distanciarem. Em climas quentes podem até contribuir para o conforto témico, principalmente quando usadas em áreas de repouso.
  • Cores puras produzem efeitos extremos que tornam o ambiente excitante ou monótono demais. Por outro lado, o uso combinado das cores proporciona sensações agradáveis e resultados positivos, tanto no aspecto físico, ampliando ou reduzindo espaços, como psicológico tendo importância no ânimo das pessoas e até função medicinal.
Para a escolha da cor de um ambiente é preciso saber o tamanho, a claridade, em que região se localiza e para que serve. Alguns exemplos de cores e seus efeitos também podem nos ajudar nessa jornada:
- Violeta: tem efeito clamante e inspirador, alem de estimular a natureza intuitiva (espiritual) . Podem ser usados em quartos de meditação e ambientes eu favorecem a criatividade.
- Amarelo: cor do otimismo, alegria, sabedoria e imaginação, motiva e estimula a comunicação, o bom humor e a socialização. Aconselhável para escritórios ou sala de trabalho, ambientes religiosos ou locais de criação intelectual.
- Laranja: estimula a libido e auxilia no processo criativo, estando também ligada à gustação e digestão. Em tonalidades mais suaves representa atração e amor.  Podem ser empregadas em lanchonetes e restaurantes e seus tons suaves são ideais para quartos e salas de estudo.
- Vermelho: fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Representa força, resistência e coragem sendo a cor eleita por pessoas sociáveis e passionais. Aumenta o calor da pele, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório e favorece a libertação dos hormônios. Deve ser usada para aquecer, alegrar, e atrair a atenção em ambientes onde se queira estimular lucros, sucesso e o apetite.
- Rosa: traz conforto e aconchego, é o tom do amor universal e resulta em tranqüilidade.
- Verde: é a cor da natureza, da harmonia e do equilíbrio, exprimindo sensação de paz, aliviando a tensão e representando a esperança além de favorecer a cura. Mas em exagero pode provocar raiva, inveja e imaturidade. É adequada a ambientes em que a serenidade é muito importante.
- Azul: sinônimo de tranqüilidade, é ideal para quartos promovendo um sono agradável e recomendável para ambientes que devem expressar higiene como cozinhas e banheiros.

- Marrom: cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro.No seu estado natural é a cor da estabilidade.

- Cinza: se associa ao medo e negatividade, por isso deve ser usada em tons mais claros e sempre acompanhada com cores quentes.

- Branco: realça todas as cores adicionando luminosidade e vida. Em excesso pode dar impressão de falta de força e profundidade.

- Preto: quando usado com outra cor é imponente, do contrário nos deixa indiferentes e prepotentes ao mesmo tempo. 


Outras dicas para o uso correto das cores:
  • - Em ambientes pequenos devem ser usadas cores claras
  • - Pisos em tons cinzentos e castanhos dão impressão de gravidade. Pisos rosados e azuis gerariam insegurança
  • - O teto deve puxar para o branco pois uma cor escura pesaria como uma carga nos empurrando para baixo
  • - Cores claras conferem tranqüilidade, limpeza e higiene aos ambientes
  • - Locais de uso freqüente ou permanência prolongada não devem ter cores carregadas pois estas causarão sensação de cansaço.
Enfim,conhecendo um pouco o efeito das cores e formas sobre nós é possível melhorar os padrões de comportamento humano através do ambiente

4 comentários:

  1. Olá Sophia!

    Para modelagem eu uso o Sketchup.
    E para render (imagem real) eu uso o renderizador V-ray.

    Obrigada pelo elogio =)

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Hola, una delicia de blog, super bonito...aquí me quedo,ligero de equipaje...gracias,pasa buen día, besos reales...

    ResponderExcluir