3 de fev. de 2011

DESENHO: COMPREENDER E SER COMPREENDIDO

Que melhor forma de captar a essência da arquitetura senão desenhando suas formas e detalhes. O desenho faz parte da minha vida desde sempre! Segundo minha mãe, aos 2 anos de idade eu já passava horas debruçada sobre um papel tentando desenhar tudo que via à minha volta. E assim se seguiu por todos os dias da minha vida. Os desenhos abaixo eu fiz quando tinha 12 anos, observando ou criando (ainda não pensava em ser arquiteta... mas já gostava de perceber os espaços à minha volta). 

Quarto dos meus pais em 1996

Sala de visitas em 1996

Criação minha - bem estilo anos 90

Mas  o desenho para mim tem outra função além da de mostrar como vejo o mundo. Através de traços consigo expressar ao mundo o que se passa comigo, as minhas idéias e objetivos. E que ferramenta maravilhosa para o arquiteto! Com um simples lápis e papel, a qualquer momento, é possível mostrar a forma que se busca, transformar as palavras e a técnica em algo palpável e compreendido! 

Enfim, poderia escrever milhares de linhas explicando minha relação e admiração pela arte de desenhar e como isso está empregnado na minha alma. Mas quero aqui expor alguns croquis de partes do mundo que admiro ou (algum dia) pretendo visitar.

Igreja de Guaporé - RS (cidade de 30.000 habitantes que morei aos 14 anos)

Torre Eiffel - torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo (pretendo conhecer pessoalmente)
Jardins suspensos da Babilônia (são considerados uma das 7 grandes ruínas do mundo antigo e obra prima da arquitetura iraquiana resistente a explosões e ao sol, constantes predominantes da área)
 Taj Mahal - mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Também conhecido como a maior prova de amor do mundo

POEMA DA CURVA (Oscar Niemeyer)Não é o ângulo reto que me atrai,
Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios,
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
O universo curvo de Einstein.

Obra: Caminho Niemeyer em Niterói - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário