9 de fev. de 2011

A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NOS NEGÓCIOS

Tanto a arquitetura comercial quanto a coorporativa tem sido mais valorizadas nos últimos tempos. Ambas, quando bem aplicadas, resultam na eficiência das vendas e do desempenho profissional. Como sempre, a essência desses tipos de projeto deve ser analisada segundo os anseios do proprietário, seus usuários e clientes do negócio em questão. Este fator em conjunto com os conhecimentos do arquiteto leva qualquer empreendimento ao sucesso. Na arquitetura comercial cada canto deve ser estudado, desde depósitos e áreas de serviço até a fachada. Esta merece atenção especial já que será responsável pela primeira impressão de quem passa por ela podendo convidar ou até repelir a clientela. Algumas dicas para não errar são: 
- a primeira idéia que deve ser passada é a de limpeza e cuidado, por isso seus elementos devem ser de fácil manutenção e acesso.
- é preciso tomar cuidado com o ecxcesso de informações pois a poluição visual pode prejudicar a leitura além de passar impressão de desorganição.
- os materiais de revestimento devem enriquecer a fachada, buscando harmonia e combinando entre si.
- materiais mais sofisticados podem passar impressão de produtos caros enquanto materiais simples remetem a produtos mais em conta. Assim deve ser levado em conta o público que se deseja atingir.
-toldos e marquises são importantes para proteger os clientes de intempéries quando chegam e saem do recinto, mas estes devem dialogar com o restante da fachada.


SUGESTÃO DE FACHADA - Nesta fachada, materiais como madeira de demolição, blindex e um lustre mais clássico dão nobreza à edificação valorizando assim qualquer produto que seja vendido em seu interior. Uma folha metálica dobrada geométricamente marca a entrada da loja além de proteger so clientes na entrada e saída.


TENNIS WAY (Av. Cerro Azul, Maringá) - Esta loja de artigos esportivos buscava simplicidade com estilo. Foi proposta então uma fachada sem volumetria rebuscada, porém com com cores vibrantes e harmoniosas. O painel em acetato amarelo com a letra caixa desempenham bem seu papel de chamar a atenção de quem passa permitindo a facilidade de leitura, enquanto as sombras dos tenistas pintados em azul na parede identificam os produtos que a loja tem a oferecer.
 No interior da loja são imprescindíveis:
-a funcionalidade: espaços, mobiliário e produtos devem ter seus papéis bem definidos e organizados. 
-o conforto: térmico, acústico e visual, atentando sempre para ventilação e iluminação natural, e quando necessário buscar a artificial até mesmo para destacar e valorizar certas áreas e produtos. O som ambiente deve respeitar o estilo do negócio e nunca atrapalhar o diálogo entre vendedor e comprador. 
-a circulação: quando definido um organograma de funções, para que estas que sejam bem desempanhadas, a circulação deve fluir sem obstáculos.

TENNIS WAY - interior (Av. Cerro Azul, Maringá) - Na parte interna doram utilizadas as mesmas cores de fora gerando um padrão. A iluminação direcionada, junto com o mobiliário que é em grande parte branco, permitem que a atenção seja depositada nos produtos. Apenas alguns detalhes como balcão do caixa e pufs tem a cor azul para quebrar a palidez. Os painéis em PVC adesivados com imagens com as quais os tenistas se identificam (os maiores torneios mundiais), geram nos clientes um desejo maior de permanecer dentro da loja dando assim chance para que o vendedor faça o que foi treinado para fazer.
  A arquitetura coorporativa busca desenvolver, projetar e executar espaços de trabalho para escritórios. O projeto deve ser desenvolvido mapeando as necessidades do ambiente e prevendo a boa disposição dos móveis para a execução dos movimentos de forma harmoniosa.  Aspectos que não podem ser deixados de lado nunca neste tipo de trabalho:
- Ergonomia do espaço físico interno: é preciso atender as necessidades humanas analisando o espaço mínimo de movimentação em torno das pessoas que permite atividades de maneira descontraída, fluente e confortável. Quando o espaço ocasiona em restrições aos movimentos, se torna cansativo, desgastante e irritante.
- Conforto ambiental: deve-se atentar para iluminação, temperatura e outros fatores que eliminem a insegurança, insalubridade, desconforto e ineficiência e adaptem-se às capacidades físicas e psicológicas do homem.
A conjugação adequada da postura, movimentos corporais, fatores ambientais e informações captadas permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes.  



Esta sala de reuniões foi toda feita pensando no conforto e consequente bom desempenho de todos seus usuários. A vegetação e iluminação natural eliminam qualquer sensação de confinamento. O gesso rebaixado leva os olhares à área de apresentação e a madeira em conjunto com o tom camurça da parede deixam o local aconchegante.


Aqui os tons claros predominam permitindo que seus usuários tenham êxito em suas reflexões e criações. O amarelo presente em detalhes como o pendente e as portas do armário trazem originalidade e criatividade ao ambiente, assim como o papel de parede cinza com texturas circulares que quebram a monotonia das linhas retas e quase simétricas. Armários, estantes e nichos foram necessários para armazenamento de documentos e materiais de forma organizada.

Pertencente a um Loft residencial de um cliente que muitas vezes trabalha em casa, este escritório buscou atender requisitos como organização, iluminação e conforto. O sofá retrô quebra a modernidade e dá um charme especial. A iluminação direcionada sobre a bancada de trabalho se harmoniza com a iluminação embutida nas prateleiras que permitem a fácil visualização do que ali se insere.



Este escritório buscou uma geometria interessante entre a mesa e os armários, tantos os supensos quanto os localizados no piso. As linhas retas e ortogonais e os tons neutros são quebrados pelo papel de parede listrado de cor amarela e cinza que traz ânimo ao ambiente. O carpet que reveste o piso tem a função de eliminar qualquer desconforto acústico.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário